Torneio Regional de Vôlei de Areia e futevôlei marca final de semana em Alto Araguaia

[caption id="attachment_19534" align="alignright" width="319"]DSC01459 Pessoas com estrabismo devem procurar a Secretaria de Saúde Maia[/caption] Alto Araguaia, MT – Ao longo da vida, diferentes problemas podem atingir a visão. É pensando no diagnóstico precoce e nos casos graves proceder com encaminhamentos para intervenção cirúrgica que a Prefeitura Município de Alto Araguaia (Sul de Mato Grosso), por meio da Secretaria de Saúde, realiza, a partir da próxima semana, um trabalho para detectar pessoas com problema de estrabismo. O estrabismo é uma doença de desalinhamento ocular e pode ser classificada em diversos gêneros: o estrabismo convergente e estrabismo divergente. O primeiro é quando o olho ‘enrola para dentro e para o lado do nariz’. No segundo caso, o olho ‘desvia para fora’. Segundo médicos, a patologia pode ser tratada com o uso de óculos, tampão ou cirurgia. O objetivo do trabalho desenvolvido em Alto Araguaia é promover avaliações, identificar os casos de estrabismo e posteriormente encaminhar o paciente para intervenção cirúrgica. Segundo médicos, é importante que o problema seja detectado o quanto antes. Caso não seja tratado, pode causar perda irreversível da visão no olho estrábico. “Mais esse trabalho é uma proposta do prefeito Maia Neto. Foi detectado que em Alto Araguaia muitas pessoas sofrem com o problema de estrabismo. Fizemos contatos com profissionais que atuam neste procedimento para fazerem as avaliações. É importante diagnosticar e tratar o quanto antes. Então que as pessoas com este tipo de problema nos procurem na Secretaria de Saúde para efetuar o cadastro, passar pelo procedimento de avaliação e caso necessário, a intervenção cirúrgica”, disse a secretária de saúde, Martha Maia Brandão. Nasf palestra sobre diabetes e hipertensão A preocupação com diabetes e a hipertensão levou as integrantes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) a iniciar uma série de palestras junto às unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) em Alto Araguaia. A ideia do trabalho é sensibilizar sobre os riscos das doenças. O trabalho conta com o envolvimento de uma pessoa que possui as duas patologias e prossegue na próxima semana.